Pular para o conteúdo principal

Rachaduras no teto: saiba como acabar com esse problema

Veja como eliminar as rachaduras no teto e os cuidados necessários para evitar esse tipo de problema 

O desespero de qualquer morador é acordar e ver que a sua casa apresenta rachaduras. Ainda mais quando elas ocorrem no teto, dado a sensação de insegurança e perigo a quem reside no local.

Rachaduras no teto: saiba como acabar com esse problema


rachaduras-teto-saiba-acabar-esse-problema


Isso se dá devido a umidade do ambiente ou pelos simples descaso e falta de manutenção durante os anos.

Além de criar uma sensação de ambiente sem cuidados, a rachadura pode gerar problemas de infiltração como também um transtorno maior aos moradores.

Mas quais cuidados devemos ter para evitar esse tipo de problema?

Qual a melhor forma de eliminar as rachaduras no teto?

Separamos um artigo informativo que irá esclarecer algumas dúvidas e explicar de forma simples como acabar com as rachaduras sem grandes custos.

Faça uma análise sobre a gravidade da rachadura


rachaduras-teto-gesso


Antes de qualquer rachadura aparente, o ambiente pode ter dado algumas dicas de que o problema viria a ocorrer até mesmo com a deformação da pintura.

Quando a rachadura já estiver visível, é sinal de que algo além dos olhos está em pior situação e precisa assim de medidas urgentes para solucioná-las.

Análise a profundidade das rachaduras e toda a área que ela está afetando da qual necessita de conserto.

Após entender o tipo de rachadura que está lidando, é chegada a hora de providenciar o conserto.

Veja também este artigo sobre rachaduras: Rachaduras no teto de gesso: estrutural ou desgaste temporal?

Eliminar a rachadura sem ajuda de um profissional


Na sua maioria as rachaduras podem ser eliminadas por alguém que conheça algum serviço de pintura ou manutenção.

Isso porque é difícil encontrar algumas que tenha profundidade e sejam perigosas logo no início.

Mas como toda regra tem exceção, se no seu caso a rachadura do teto for bem aparente criando um vão, é indicado que um especialista faça o conserto com a técnica adequada.

Mas se você resolveu fazer os ajustes sozinhos, veja como eliminar as rachaduras de modo prático:

Aumente o local da rachadura para que o produto possa entrar em todo o fundo e assim tampar o espaço;

Tire o excesso de tinta da lateral da rachadura a fim de saber o grau do problema e poder tampa-la por completo;

Faça uma limpeza da área com uma escova apropriada e então insira o produto certo para consertar a rachadura;

Você já sabe que tipo de massa vai usar para tampar a rachadura do teto?

Bem, não esqueça que isso deve ser analisado antes de iniciar o serviço e não pode ser com uma estrutura diferente do que já estava visto que a tendência é criar um desalinhamento do ambiente fazendo a rachadura voltar em pouco tempo;

Ao aplicar a massa na rachadura do teto, faça uso de uma espátula e uso a quantidade certa de produto evitando excessos;

Após o produto aplicado esteja seco, lixe a área, deixando-a sem imperfeições.

Pinte com a cor de sua preferência e volte a usar o ambiente de modo seguro;

Rachaduras no teto que sempre voltam


Muitas pessoas relatam que mesmo seguindo os procedimentos de conserto, ou pedindo a ajuda de um especialista, algumas rachaduras no teto voltam a aparecer.

Isso se dá porque às vezes a área externa precisava ser impermeabilizada e não recebeu os cuidados necessários.

Além disso, algumas rachaduras têm seu início em uma parte da casa e acabam só recebendo conserto em outro lugar, onde a movimentação de pessoas é maior.

É um erro porque o problema não foi exterminado, apenas escondido por algum tempo.

Rachaduras em teto de apartamento


Bem, mas você deve estar se perguntando: e quando a rachadura acontece no teto de um apartamento?

Nesse caso o moradora deve analisar qual o comportamento do seu vizinho de cima, se lá possui alguma infiltração por meio do piso ou se alguma mudança na estrutura foi feita, alterando o projeto original que tenha causando essas rachaduras.

Muitas pessoas aproveitam o pouco espaço do apartamento para criar novos ambientes ou até mesmo retirar algumas vigas.

Isso, sem um projeto autorizado por um engenheiro, causará transtorno principalmente para aquele que moram nos andares de baixo.

Lembre-se que toda a estrutura foi construída para aguentar de forma uniforme as diversas vigas e uma mudança brusca, ou que afete o piso, irá causar rachadura em quem mora no andar de baixo.

Assim, o ideal é conversar com seu vizinho, dizer o que está acontecendo e então resolver o problema.

Atenção com os tetos em gesso


O gesso vem se tornando o queridinho daquele que buscam um design diferente para o ambiente do lar.

Não só pela qualidade de acabamento como a possibilidade de criar algo novo com um custo menor.

Mas se por acaso ele apresentar algum tipo de rachadura, o alerta é maior do que nas casas de alvenaria.

Isso porque os tijolos e concretos consegue aguentar durante o tempo as rachaduras e dar um tempo para que o morador possa fazer os ajustes. O gesso não!

Como sua estrutura é mais leve e menos densa, com uma pequena rachadura no teto pode vir a cair e causar sérios problemas ao morador.

Assim, é importante manter uma manutenção adequada e estar atento a qualquer problema aparente que venha a surgir, sendo ele pequeno ou não.

Nesse caso, sobre qualquer sinal de perigo, peça ajuda de um especialista para que a rachadura seja consertada e assim o ambiente consiga ser usado de forma segura.

Bem, com todas essas dicas e orientações em mãos, fique em alerta sobre qualquer sinal de perigo e de rachadura no teto.

Se precisar de um auxílio maior, busque um especialista e resolva esse problema o mais rápido possível evitando que transtornos maiores venham a ocorrer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que as rachaduras no teto de gesso realmente significa?

O que rachaduras no teto realmente significa? Você tem rachaduras no seu teto? Descubra se a causa é simplesmente superficial, ou se você está enfrentando um problema estrutural que precisa de atenção imediata. Acabei de notar uma rachadura no meu teto, mas não tenho certeza de quanto tempo ela está lá. Será sintoma natural de uma casa em estágio de envelhecimento?

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância FOTO: PIINTEREST Sancas de gesso são elementos decorativos que podem ser encontrados em diferentes tipos e formatos, e são amplamente utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente, proporcionando um toque de elegância e sofisticação. Neste artigo, vamos explorar o que são sancas de gesso, por que são importantes na decoração de interiores, os diferentes tipos disponíveis, como instalar sancas de gesso e os cuidados necessários para preservar sua beleza e durabilidade. O que são sancas de gesso? FOTO: PIINTEREST As sancas de gesso são elementos decorativos utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos e estilos, e são uma opção versátil e elegante para decorar ambientes internos. Por que as sancas de gesso são importantes na decoração de interiores? As sancas de gesso são importantes na decoração

Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal?

Rachaduras no teto de gesso, e agora? Veja como saber a causa das rachaduras no teto de gesso. Estrutural ou porque já está antigo? Este artigo foi atualizado em 25 de março de 2021   Todos os edifícios, independentemente de quando ou onde foram construídos e com o material, estão sujeitas ao movimento. Pode ser encolhimento e expansão, devido ao frio e ao calor, ou o movimento pode ser provocado por sedimentação lenta no solo abaixo da casa. Como resultado, as  rachaduras  são uma parte natural de qualquer casa, seja em   paredes ou tetos. Se você está olhando para as  rachaduras  em seu  teto  e quer tentar determinar se eles são causados pela idade ou é um sinal de dano estrutural, há algumas coisas a verificar. Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal? Teto de gesso  é belo, mas quando aparecem rachaduras, há causas para preocupações. Movimentações do terreno, contração e expansão provenientes do clima, idade e deteriorações ocasionadas p